fbpx
Suicídio é uma escolha | Nomoblidis posvenção de suicídio
Suicídio é uma ESCOLHA?
10/09/2022
Luta é lida - Posvenção do Suicídio
Luto é lida
27/10/2022
Suicídio é uma escolha | Nomoblidis posvenção de suicídio
Suicídio é uma ESCOLHA?
10/09/2022
Luta é lida - Posvenção do Suicídio
Luto é lida
27/10/2022
Esperançar - Posvenção do Suicídio

Esperançar

“E como as esperanças têm esse fado que cumprir, nascer umas das outras, por isso é que, apesar de tantas decepções, ainda não se acabaram no mundo”. 

Saramago, JoséAs intermitências da morte. São Paulo: Companhia das Letras, 2005.

Desde que comecei a falar sobre o tema Suicídio, eu recebo certificados como expositora e confesso que eu sinto uma sensação estranha.

Sei que é protocolo, mas para mim não faz sentido receber esses certificados, eu não sou uma profissional e nem estudante que precisa comprovar algo e isso me causa uma sensação que não sei até hoje explicar o que se passa dentro de mim. 

É algo que ao mesmo tempo que me dá ânimo para seguir com o trabalho, também me dá uma ponta de tristeza e essa tristeza não vem na hora, ela aparece depois.

E entendo que essa tristeza é devido a estar recebendo esses certificados por fazer algo após ter perdido uma parte de mim, são certificados que eu nunca queria ter .

E o ânimo vem para tentar apaziguar a tristeza, me mostrando que consigo, apesar de tudo, falar, alertar, acolher. 

Acho, também,  que os certificados me incomodam devido ao fato de que quem devia estar cheia deles era a Marina.

Ela que ficava orgulhosa com os que ela tinha, dizia que ia encher as paredes  ao longo da vida e que ia faltar parede, pois seriam muitos. 

E esses certificados que recebo acabam indo para o fundo de uma caixa, talvez para esconder a frustração que sinto de não ter minha filha mais aqui. 

Mas como é impossível mudar o que aconteceu, o que me resta é ir juntando os cacos, trilhar esse caminho e ir guardando certificados, mesmo com a sensação estranha, que mistura ânimo, tristeza e frustração.

Que ao mesmo tempo, vai me enchendo de esperança, ou de esperanças, a da frase que inicia este texto, aquela que nasce uma das outras e também da esperança do verbo esperançar

O esperançar de agir, de juntar os outros e fazer algo, mesmo parecendo impossível, de não desistir, mesmo com todas as dificuldades.  

Esperançar é o que me move e para isso eu não preciso de certificado. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *