Noventa por cento dos suicídios

90% dos suicídios poderiam ser evitados

Mas não é bem assim!

Você acabou de perder alguém que ama por suicídio e está arrasado e ao procurar informações sobre o tema dá de cara com a seguinte afirmação:

"90% DOS SUICÍDIOS PODERIAM SER EVITADOS"

Com certeza você que já está se sentindo péssimo, ficará pior.

Vamos explicar o porquê dessa afirmação.

A  OMS (Organização Mundial da Saúde) considera que 90% dos suicídios poderiam ser evitados MAS para isso, bastaria que a pessoa recebesse ajuda adequada.

Suicídio é um TABU

Porém, como essa pessoa vai receber ajuda se o tema é um TABU, e ninguém fala sobre isso? Ela saberá que existe uma saída? Que o suicídio não é a única opção? Que ela não precisa se sentir estigmatizada ou envergonhada por pensar sobre? As pessoas que convivem com ela saberão identificar os sinais e como oferecer apoio?

Também existe o componente religioso, que contribui para reforçar o TABU, principalmente na cultura Cristã que acredita que  a vida é um dom divino dada por Deus, e que só por Ele pode ser retirado. Ninguém tem autonomia para tirar a própria vida, o que contribui muito para que o suicida não peça ajuda, por medo de ser considerado um pecador e uma pessoa sem fé.

Há ainda a questão dos problemas como depressão e outros distúrbios mentais, como  a ansiedade, serem tratados como frescura, e que a pessoa só quer chamar a atenção ou é fraca, não tem força de vontade e ou  preguiça. Esse tipo de julgamento só faz com que  quem precise procurar ajuda psiquiátrica e psicológica, sinta vergonha e a afasta da ajuda necessária.

Você não tem culpa

Então caro enlutado, não fique  se achando a pior  pessoa do mundo por não ter evitado o suicídio do seu ente querido, você não teria como ter ajudado se não possuía  as informações necessárias e não fazia ideia de como agir.

Por isso precisamos falar sobre o suicídio pois não tratar o problema não faz com que ele desapareça, ao contrário apenas permite que ele cresça no escuro. E este deve ser  primeiro passo  para que  realmente os 90%  dos suicídios possam ser evitados.

Um dos maiores especialista em Suicidologia, professor da Unicamp, Dr. Neury Botega se pronunciou sobre isso:
"Não sei de onde a O.M.S. - Organização Mundial de Saúde tirou esse número"'.