Aprender, apesar da dor
12/02/2018Os pertences
05/03/2018Fé e religiosidade
Falar em fé e religiosidade que é um assunto polêmico, assim como suicídio.
Eu sempre tive fé e fé é algo individual, a religião é a organização da fé, é a doutrina, ensinamento.
Quando recebi a notícia da morte da Marina, fiquei em choque, mas naquele momento não me senti desamparada por Deus, pois a religião que organiza a minha fé, ensina que a morte é uma passagem, e que a dor está na vida e não na morte.
Portanto, ter isso como uma sentença de certa forma é reconfortante, mas não de fácil assimilação e complica tudo quando a morte leva alguém que se ama muito e ainda mais por suicídio.
Só comecei a me sentir confusa dias depois do ocorrido, em momentos frágeis da vida é muito fácil ter a fé abalada.
Comecei a ter dúvidas e a fazer questionamentos e se havia feito algo errado, o motivo das minhas orações não terem sido atendidas, se havia sido amaldiçoada. Mas depois recobrei minha consciência com relação à tudo isso e coloquei meus pés no chão e a cabeça no lugar.
Compreendi que minhas preces não foram atendidas da forma que eu desejava é que nem sempre a minha vontade prevalece, pois não tenho este controle e resignar-me é o que resta.
Lembrando sempre que ter fé e fazer parte de alguma religião pode até me proporcionar uma vida plena e estar a salvo de alguns contratempos, mas isso não quer dizer que há garantias que estarei ilesa a problemas ou mal e não estarei imune a doenças ou sofrimento, pois tudo isso faz parte da vida.
E nem que uma ou outra denominação religiosa seja melhor ou pior por pregarem doutrinas e crenças de diferentes formas e que isto não implica ser mais ou menos abençoado, ter mais ou menos fé. Pois as religiões pregam o amor, a caridade, a fraternidade e o respeito.
Nestes momentos de dor e tristeza a fé e a religiosidade ajudam a ter mais aceitação, mais discernimento, mas não somos iguais e cada um reage às adversidades de formas diferentes.
Em meu luto de difícil elaboração, com os sentimentos à flor da pele, busco no poder da oração sabedoria para levar adiante minha vida da melhor forma possível, tentando compreender, aceitar e administrar as adversidades, apesar de estar sendo extremamente difícil, mas de forma serena e com fé.